Miliotti’s Blog


Jornalismo e novas tecnologias em pauta

Posted in Uncategorized por miliotti em 24 de março de 2009
Tags: , ,
Como cobrir guerras, conflitos armados no espaço urbano, tráfico de drogas, confronto de gangues, violência contra crianças, mulheres, minorias? Como noticiar a violência em si? Esses serão alguns dos temas abordados durante o Seminário Mídia e Violência, que é organizado a partir de uma parceria de instituições de ensino e pesquisa do Brasil, com os consulados do Canadá e dos Estados Unidos.

convite-pequenoEspecialistas americanos, brasileiros, e canadenses irão reunir-se para debater as tendências e os desafios na cobertura do crime em suas várias vertentes. O seminário acontecerá nas cidades de São Paulo (24/03) e Rio de Janeiro (26 e 27/03).

Profissão perigo

Incidentes ocorridos com profissionais da imprensa nas grandes cidades brasileiras levaram os veículos de comunicação do país a repensar sua atuação. Jornalistas consagrados e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa brasileiros completam o grupo que irá debater violência e jornalismo, fazendo uma análise da evolução da política editorial nos meios de comunicação no Brasil e da abordagem da violência pela mídia.

No Rio, no primeiro dia de evento, destaca-se na programação, a participação de Fernando Molica, do jornal O Dia, que fará um apanhado sobre 50 anos de manchetes de crimes. Paulo Vaz, pesquisador da UFRJ, apresentará estudo da mídia que associa a criminalidade à condição sócio-econômica. Raphael Gomide, da Folha, contará sua experiência em reportagens investigativas que lhe renderam prêmios de jornalismo. Finalmente, Marcelo Moreira, da TV Globo, abordará a segurança do profissional de jornalismo.

Em São Paulo, alguns dos destaques são: Caco Barcellos, da TV Globo, que falará de sua experiência como repórter investigativo; Bruno Paes Manso, do Estado de S. Paulo, autor de Homem X – uma reportagem sobre a alma do assassino e Valmir Salaro, da TV Globo, também referência no jornalismo investigativo.

Em ambas as cidades, um painel sobre mídias comunitárias promoverá uma discussão sobre blogs e novas tecnologias e a forma como estes podem facilitar o acesso de comunidades periféricas à informação.

Na discussão sobre o mundo virtual e espaços populares, o Observatório de Favelas, Viva Favela e Instituto Overmundo contribuem para o debate com especialistas que incluem Augusto Gazir, Tião Santos e Oona Castro.
Também nesse painel o jornalista Jorge Antonio Barros fala de sua experiência com o blog Repórter de Crime e o escritor canadense Mauricio Segura apresenta sua experiência com o blog Montreal Nord, criado pela revista l’Actualité após o assassinato de um jovem por um policial em Montreal.

O Seminário Internacional sobre Mídia e Violência conta com a parceria da UNESCO, do Kinoforum, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes – CESeC, e com a colaboração da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além das missões diplomáticas do Canadá e os Estados Unidos.

A programação completa e a ficha de inscrição podem ser acessadas na página do Seminário: www.seminariomidiaeviolencia.blogspot.com

 

Deixe um comentário